quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Conhecendo religiões/seitas: Wicca

 Olá morecos!!! Eu tava mor ren do de saudades dessa TAG que começou já tem quase um ano, mas é difícil encontrar pessoas de religiões vítimas de preconceito que queiram falar etc e tal.
 Wicca é uma das que mais me intrigaram e intrigam até hoje, e eu confesso que sou fascinada pela forma leve deles de enxergar as coisas.
 Uma leitora muito linda aqui do blog (beijo, Ágata! <3) comentou num post que eu perguntei se alguém conhecia alguém Wicca, ou da Umbanda (ainda preciso), e ela me disse que era Wicca. NA HORA fui correndo pedir pra ela me enviar um e-mail pra gente conversar e bem, aqui estamos.
 Como acabamos conversando mais do que eu fazendo perguntas, talvez algumas coisas não fiquem claras, então vocês PODEM SIM comentar fazendo alguma pergunta específica que eu tenho certeza que a Ágata vai adorar responder.


 Segundo o site Wicca Cia das Bruxas, "A religião Wicca é de cunho xamânico e não cultua as forças do mal. Busca o desenvolvimento e harmonização pessoal com os ciclos da Natureza. Acredita em duas deidades: masculina e feminina, cultuados nas fases da Lua e nas estações do ano. Seu principal dogma é fazer o que quiser sem prejudicar ninguém.".

 Ainda no site, eles mostram as 13 metas Wicca, que são:
1. Conhecer a si mesmo.
2. Saber a sua arte.
3. Aprender e buscar conhecimento sempre.
4. Usar o que você aprendeu corretamente.
5. Manter o balanço (equilíbrio) de todas as coisas.
6. Manter suas palavras verdadeiras.
7. Manter seus pensamentos verdadeiros.
8. Celebrar a vida.
9. Alinhar você mesmo com os ciclos da Terra.
10. Manter seu corpo saudável e forte.
11. Exercitar seu corpo, sua mente e seu espírito.
12. Meditar, relaxar e se controlar.
13. Honrar a Deusa e o Deus em todos os momentos.


 Já dá pra perceber que é uma coisa bem em harmonia com você mesmo e a natureza, né? Se vocês se interessaram vão lá no site porque lá tem uma explicação bem completa sobre a Arte (como a Wicca é chamada).

 Então, eu logo que comecei a conversar com a Ágata, pedi pra ela fazer um "resumo" da religião (como ali em cima, retirado do site, porém na perspectiva dela). Ela disse que é meio difícil resumir uma religião, mas respondeu:
 Ágata: A Wicca é considerada uma das religiões mais antigas do mundo, e eu particularmente acho várias coisas parecidas com xamanismo.
Prega a ideia de que nada é realmente "sobrenatural", tudo faz parte da natureza - a magia é apenas algo que muitas pessoas não compreendem, e que está por toda parte. Existem dois deuses, comumente chamados apenas de Deusa (a deusa tríplice - donzela, mãe e anciã, representada pela lua) e o Deus (representado pelo sol). 
A Wicca diz que você pode fazer tudo o que quiser, desde que não prejudique a ninguém no processo, nem a si mesmo - então, obviamente, nenhum de seus praticantes pratica "magia negra". A magia é utilizada em rituais com a intenção de aproximar-se do divino, e variam bastante, desde simples oferendas até mentalizações mais complexas. Wiccanos podem reunir-se em covens, ou seja, grupos de praticantes da religião, para praticar magia em conjunto, assim como podem ser bruxos solitários e não ter esse tipo de contato com outros wiccanos.
Celebram-se também a mudança das estações, das fases da lua e outras datas, como o Halloween (que é chamado Samhain).
Para iniciar-se na religião, é necessário que entre num período de estudos que normalmente dura um ano, antes de um ritual de iniciação, onde a pessoa escolhe um nome mágico (e secreto) e passa a ser definitivamente um wiccano.

Mari: Como funciona esse ano de estudos? 
Ágata: Durante os estudos você busca saber mais sobre a religião e suas práticas. Não tem mistério nenhum, é só adquirir um conhecimento mais profundo sobre os rituais, os deuses, até coisas simples como as fases da lua, e tentar adquirir um "elo" com a natureza (?). É meio difícil explicar, a prática em si é tão intuitiva...

Mari:  E como são os rituais?
Ágata: Os rituais variam muito. No geral, você tem um altar com algumas coisinhas - pentagrama, athame (punhal), velas, incensos, por vezes estátuas da Deusa e do Deus, o caldeirão, cristais... E as coisas que são necessárias para cada ritual, mas como eu já disse isso varia muito - por exemplo, no ritual do solstício de primavera, você precisa de flores e outras coisas. Depois, você precisa abrir o círculo - é um círculo mágico que você "evoca" com a mente, mas pode usar pedrinhas ou velas para delimitar o perímetro. É difícil explicar magia, mas você deve ficar dentro do círculo para fazer o ritual. A partir daí, tem coisas que você diz e gestos que você faz, mas são realmente coisas que variam muito.
 O local dos rituais realmente varia de pessoa para pessoa. Eu me sinto melhor fazendo os rituais à noite e no meu quarto, mas tem gente que pode sentir-se melhor na praia. Se você consegue se conectar melhor no topo de uma colina florida, por exemplo, é natural que faça seus rituais lá.

Mari: E pra que um nome secreto se ninguém vai saber? 

Ágata: O nome mágico é secreto porque é algo muito poderoso. Uma vez escolhido, nunca é mudado, e é utilizado durante os rituais - é o seu nome de bruxo, digamos assim. Se você contar a alguém, deve ser alguém de extrema confiança, pois meio que resume toda a sua identidade... Por isso é secreto. Uma coisa poderosa assim, tão íntima, não pode ser do conhecimento de todos.

Mari: Como você descobriu a religião? E quando percebeu que aquilo era pra você?

Ágata: Eu descobri a Wicca quando tinha 11 anos. Eu estava pesquisando sobre fadas, e encontrei um site sobre Wicca. A partir daí, foi muito rápido, eu simplesmente passei a estudar sobre o assunto, me identificando muito com a religião... Foi uma coisa tão natural...

Mari: Existe isso de afinidade com elemento?

Ágata: Sim, existe. Cada pessoa nasce com um elemento, e é determinado pelo signo. Além do mais, você pode ter facilidade para trabalhar com determinado elemento, mesmo que não seja aquele específico dado ao nascer. O meu é o ar, por exemplo.

Mari: O que você faz tendo afinidade com o ar? Tipo o "poder" é perceptível? 
Ágata: Bem, é uma sensação difícil de explicar... Eu tenho uma afinidade MUITO forte com o ar, é mais ou menos como se ele fosse uma extensão do meu corpo, em alguns casos. Tenho isso desde pequena... Eu sinto a "energia" fluindo com o vento, sabe? É como você colocar a mão na terra e sentir algo ali... Como se estivesse vivo... Sei lá, é realmente complexo.

Mari: Qual a posição do homem na religião?

Ágata: Homem e mulher tem posições iguais na religião e vistos como iguais, mas eu pessoalmente acredito que a Wicca tem mais adeptas mulheres por ser uma religião com uma Deusa (e já que algumas pessoas acabam esquecendo da existência do Deus, ficam falando só dela).

Mari: Pro caso de eu ou alguém se interessar, como saber se tem algum Wicca perto de mim ou algum grupo (qual o nome?) onde possa participar onde moramos? 

Ágata: Isso seria o caso de procurar um Coven. Não sei como se encontra um, mas não deve ser difícil... É só perguntar para alguém que pareça saber do assunto, essas pessoas que mexem com coisas místicas, ou olhar na internet. 
 Aliás, se você quiser praticar sozinho, é só pesquisar na internet e ser um bruxo solitário.

Mari: Você pratica sozinha? Qual a graça de ser um bruxo solitário? E qual o tipo de "magia" que vocês fazem?
Ágata: Sim, eu sou uma bruxa solitária. Não sou exatamente uma pessoa sociável, então seria difícil praticar magia com outras pessoas - mas, na verdade, não tem muita diferença, a magia é a mesma... E, bem, existem várias, você pode fazer poções, por exemplo - para o sono, tranquilidade, essas coisas, misturando ervas específicas. Ou rituais, nos quais você pode contatar elementais (tipo elfos, fadas, salamandras e ninfas). Ou oferendas aos deuses, ou então pedidos a eles (por exemplo, você pode fazer um ritual para Afrodite pedindo beleza, ou qualquer coisa).

Mari: NINFAS FADAS E ELFOS? VOCÊ OS VÊ? COMO ASSIMMMMMMMM?????? Rosto sorridente com olhos em forma de coraçãoRosto sorridente com olhos em forma de coraçãoRosto sorridente com olhos em forma de coraçãoRosto sorridente com olhos em forma de coraçãoRosto sorridente com olhos em forma de coração 
Ágata: Eu não os vejo, mas sinto a presença e os ouço - é tipo uma mediunidade, eu acho. Tem gente que consegue vê-los.

Mari: Que legal, são tipo espíritos, maybe? 
Ágata: ASHUAHS Pois é, nós dizemos que eles são seres do "plano psíquico", ou seja, um plano não-físico... Por isso, nem todos podem vê-los ou senti-los.

 Gente, depois disso acabamos conversando e esquecendo a entrevista HAHAHAH é um assunto muito bacana. 
 Eu espero que vocês tenham entendido e gostado do post. Ressalvando: se vocês tiverem alguma dúvida específica, QUALQUER uma, faça nos comentários. 
 E pode comentar dizendo o que achou também que eu tô deixando <3

 Amocês e até o próximo post.

10 comentários:

  1. "Gente, depois disso acabamos conversando e esquecendo a entrevista HAHAHAH "
    asuashaushas mas gente, amei demais essa matéria. Sempre achei que esse tipo de coisa não exista. Mas eu colecionava até aquela revista, a Witch! Era massa, sempre vinha com um brinde. Saudades sauhsaushausha
    Camila V

    ResponderExcluir
  2. To com um monte de trabalho da faculdade e venho e leio isso aqui! Eh sacanagem né mari? Quero ficar pesquisando sobre essas coisa agr poxa 😖 amei a matéria e certeza que vou dar uma pesquisada. Tenho uma pergunta, se uma pessoa decide passar por esse estudo de um ano da religião, como saber se está pronta pro ritual de iniciação, e como eh feito e quem o faz?

    Beijooos Thamyris Nilsen, do femininjas hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente tem que fazer coisas da faculdade tudo nos distrai kk <3
      Eu vou anotar a perguntinha pra Ágata e no próximo post ela responde viu?

      Excluir
  3. Acho Wicca uma religião tão legal e tão julgada erroneamente! Tem tanta coisa linda nos rituais de ligação com a natureza! <3 Adorei a entrevista e amo a tag, mas sou suspeita pra falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho muito feio esse julgamento errado das pessoas!

      Você é suspeita meixxxxxxxxxmo <3

      Excluir
  4. *-----------* PRECISAVA DESSE POST PRA VIDA GENTE. <3 MUITO OBRIGADA. Eu estava estudando a Wicca sozinha e tinha várias dúvidas e muitas coisas eu lia e ficava confusa. Até achei que não podia ser uma pessoa solitária. Salvou minha vida. Obrigada mesmo. <3 Continue com esse tipo de post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhoim Jess, fico tão tão tão feliz que meu post tenha ajudado alguém <3 pode se sentir à vontade pra fazer perguntas que a Ágata responde viu? hahaha

      Excluir
  5. Caramba, adorei o post, sério. Eu já sabia algumas coisas de comprar aqueles almanaques Wicca né, mas aquilo nunca foi o suficiente. Obrigada mesmo <3

    ResponderExcluir