terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Primeiro dia de faculdade (Curso: Design de Interiores)

*** 
ATENÇÃO: Obrigada pela atenção.
 Esse post é um informativo para 1) minha família e amigos que são mais curiosos que vizinho quando o vizinho chega com compra e 2) as pessoas que querem saber mais sobre como é a faculdade na "prática", principalmente o Design de Interiores, que é algo que só tem o básico da descrição, não tem pessoas falando de dentro do curso. Cês me entendem? 
 Então se você não se interessa por isso vai achar essa postagem uó, my friend. Mas se ler mesmo assim porque gosta do brogui chega aqui que tia Mari tem abraço pra todo mundo \____o____/

***

 Oi pessoal!!! Hoje foi o primeiro dia de aula na faculdade em Design de Interiores. Posso ouvir um amém?
 Eu estava hiper ansiosa, com medo por ter que acordar 5:00 da matina todo santo dia, medo de dar alguma coisa errada, afinal do ensino médio pra faculdade rola um rompimento sinistro, já que não tem nada a ver. Agora estamos começando nossa carreira profissional, então devemos levar os trabalhos à sério para (no meu caso) já ir montando meu portfólio para uma futura entrevista de emprego. 
(Palavras de uma professora)
 Enfim, cheguei lá 6:30 (fui de carro com o papai hoje), e claro, fui pedir informação, de qual sala que era e etc etc etc. Coisas de caloura. E também aquela faculdade é ginorme. (Pra quem não sabe estudo na FAESA)
 Eu teria uma "palestra" de introdução no miniauditório, mas seria só 8h, e eram 6:30. Ok, oremos.
 Quando finalmente começou a "palestra", a coordenadora da UAD (Unidade de Arquitetura e Design) nos apresentou algumas coisas, mas nada muito específico, já que estavam as turmas de Design de Interiores e Moda e Arquitetura juntas. 

 Vou listar as coisas que ela falou e eu anotei, porque pode servir de alguma forma pra alguma pessoa (e porque tirou muita dúvida minha):

 * Serão necessárias 2 tipos de atividades para conseguirmos o diploma.
 1. Estágio curricular: É um estágio para cumprir o horário na carga horária E é um modo de a gente começar a ter visão da coisa no prático mesmo, além de ver como é o mercado de trabalho da área.
 2. Atividade complementar: Isso é tudo que envolve atividades extracurriculares, ou seja, fora da escola. São palestras, audiências, cursos, congressos, e etc. 
 Inclusive o professor falou que, para algumas matérias, o ato de você ir à exposições, museus, galerias, essas coisas, por conta própria mesmo, conta como atividade complementar, se fizermos um relatório sobre o mesmo com fotos. Se não me engano isso deve ser entregue apenas no fim do semestre, então boa sorte pra titia desorganizada aqui. 

A coordenadora citou vários projetos que foram realizados no ano passado, e os que mais me interessaram e que eu anotei foram:

 * Projeto FAESA pé na estrada: É um projeto onde o intuito é, no sentido da palavra, colocar o pé na estrada (avá). A primeira visita à um observatório capixaba, aqui no Estado mesmo. Ano passado eles escolheram São Pedro da Itabapoana (coloco fotos no final do post) e, provavelmente, esse ano vai ser em Itapina (também ponho foto no final do post), onde passa trem, então o intuito é a gente ir no sábado de trem, passar a noite lá e voltar no domingo, também de trem.
 E a segunda viagem, geralmente no segundo semestre (mas não tenho certeza) é pra uma cidade escolhida fora do Espírito Santo, e, quiçá, Brasil, eles tão ponderando sobre. Haja dinheiro né. 
 Ano passado eles foram no Rio, por causa de alguma exposição que teve, não me recordo.

 * Ciclo de palestra ArqDesign: O nome já diz, né? São diversas palestras técnicas com profissionais da área.

 * 7º Prêmio Art e Decor: A FAESA foi votada como o melhor ensino superior de arquitetura e Design de Interiores do Estado.

 * Puxadinho criativo: Esse foi um projeto sugerido por um aluno, olha que bacana? O intuito do projeto é levar uma melhoria para pessoas (com suas respectivas casas) de baixa renda, fazendo melhoramentos, muitas vezes sustentáveis, já que eles procuram reutilizar o que já tem na casa, ou dispor melhor os espaços, etc.

 * Semana de arquitetura e design: É uma semana com palestras e oficinas pros alunos desses cursos, me lembro de ver fotos de oficina de origami. Super interessante, né?

 Ah, e sabe o mais legal? Não são projetos obrigatórios. Contam como atividade complementar, claro, mas não são obrigatórios. Por exemplo: se eu não puder ir nas viagens por motivos pe$$oai$, ok, eu posso correr atrás de outros projetos, pra de certa forma "compensar" isso. 
 Tenho 3 anos e meio para completar as atividades, mas acho que vou aproveitar essa animação inicial e já pegar tudo o que eles sugerirem, tô errada? Hahaha

 Então galerius, esse foi meu primeiro dia na facul, e eu espero ter ajudado algum ser desesperado que queira saber mais sobre o Design.
 Olha, talvez essa frase que uma professora falou hoje ajude, já que muita gente fica em dúvida entre o Design e a Arquitetura: "A Arquitetura é perine, o Design está em constante mudança." (Foi algo parecido).
 Se meu post te ajudou de alguma forma, comenta aqui pra eu saber que tô servindo pra alguma coisa nesse mundão de meu Deus, tá?
 Beijos e até um próximo post!

São Pedro do Itabapoana (fonte: Portal Mimoso)

Itapina (Fonte: Olhares UOL)

9 comentários:

  1. AEEEEEEEEEEE SUA LINDA!!!
    Já que antes mesmo de eu passar no vestibular falam que eu vou cuidar do Alzheimer deles, te chamo pra fazer o design da minha casa do futuro por aqui pelo Rio, viu?
    Parabéns pela conquista!
    www.balburdia-interna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ameeeei, Mari! <3
    A tendência é melhorar, pois você é muito dedicada e o curso tem tudo a ver com você.
    Eu sem bem como tu estava ansiosa antes de começar as aulas... rsrs Que bom que ocorreu tudo bem e que você gostou da primeira experiência. ^^ Fico hiper feliz por você! :D
    Continue assim, que tu vai longe! haha
    Conta sempre com a doidinha aqui, viu? *-* beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhhhh Josi sua linda!!! Muito obrigada por todo apoio, todos os elogios e toda a paciência que tu tem comigo, sei que tô um saco com essa indecisão toda, haha
      Obrigada mesmo, de coração!!! <3

      Excluir
  3. Início de curso é sempre uma empolgação mesmo, lembro quando entrei na facul e estava num gás só, agora no último ano não fiz nem estágio e nem as atividades complementares rsrsrs. Mas essa sou eu: desorganizada total e sempre acho algo mais interessante para fazer. Mas isso me ensinou uma coisa e se posso te dar um conselho é que corra atrás disso no começo mesmo, e são pequenas coisas que ajudam muito no decorrer do curso. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, nem fala isso, tô morrendo de medo porque sou desorganizada também kkk mas eu simplesmente não posso ser assim mais, porque eu QUERO ser uma boa profissional e como eu sou avoada tenho que estudar mesmo haha
      Bem... torça por mim!!!

      Excluir
    2. huahuahuahua mas é bem isso, mas se esforce e tudo vai dar certo, pode ter certeza. Tbm preciso começar a me organizar melhor :)

      Excluir
  4. Agora vc é uma UNIVERSITÁRIA :)
    O post ficou muito esclarecedor hehe
    Vamos marcar um suco lá na cantina, estou mudando para o matutino!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AGORA EU SOU UNIVERSITÁRIA RAPÁ, SAI DE BAIXO!!!! HAHAHAHAHA
      Fiquei mega feliz em saber que você tá indo pro matutino!!! Mas suco na cantina não, porque tô economizando kkk

      Excluir
  5. Eu começo amanha na UNiRV design de interiores tambem to super ansiosa mais isso eh normal pra calouros neh!?! :)

    ResponderExcluir