terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Projeto Fotográfico: 100 Strangers #1

 Olá pupilos! Gente, eu tô sentindo uma saudade de postar sempre aqui, uma saudade de fazer vídeos, que cês não fazem ideia!
 Mas chega de blablabla, vamos ao título do post, titia Mari aqui vai explicar como funciona e postar sua primeira estranha.

 O Projeto 100 Strangers consiste em você fotografar (no meu caso, ao longo do ano) 100 pessoas completamente estranhas. 
 O desafio é você parar as pessoas e perguntar se pode fotografá-las, porque se fosse só fotografar 100 estranhos sem a permissão deles seria fácil, ne?

 Então é isso. Cada vez que eu fotografar alguém estranho (que não vai ser tão estranho depois que eu fotografar) eu posto aqui. Talvez eu poste de dois em dois, não sei.
 Agora vou mostrar a foto da minha primeira estranha e conto mais um pouco sobre ela embaixo da foto.

A foto foi tirada com o celular e a iluminação não tava muito boa, mas eu dei uma clareada
pelo menos no rosto dela.

 O nome dela é Natália e ela tem 88 anos.
 Encontrei ela na Saraiva, vou contar a história procês. 
 Estava eu babando nos livros, olhando capas, lendo sinopses quando ouço uma voz rouca de uma senhora pedindo informação sobre livros e etc. (Pequeno detalhe: ela não tava na sessão de religião [como minha avó fica], tava na de literatura estrangeira mesmo. Quis fazer essa observação porque achei super legal uma senhora não estar na ala religiosa. Sei que existem muitas assim, mas não é tão comum, certo?).
 Só tinha ouvido a voz dela, eu estava na prateleira anterior a que ela estava, mas claro, tive que me aproximar (Todo mundo aqui tá ciente que eu amo vovós ne? Ok, isso é importante.).
 Quando cheguei perto dela ela tava olhando aquele livro "Toda Sua", algum desses, se não me engano. Cheguei com toda a cara de pau que Dios me deu e falei: 

- Esse livro é romance erótico (sorrindo, claro).
E ela respondeu:
- Ah, então não quero não.

Pausa pro comentário: tive que rir nessa hora. Fofdimais.

- É pra senhora?
- É sim, to procurando algum bom.

 Daí a gente bateu um papo, o vendedor mostrou "O Silêncio das Montanhas" e eu falei que ele tinha uma repercussão muito boa mas que nunca tinha lido, etc. 
 No instante em que a vi, eu sabia que ela teria que ser a primeira estranha. Mas não sabia que ia ter coragem. Até que:

- A senhora gosta de tirar foto?
- Não, por que? (Ela sorriu. Ai, num guento.)
- É porque to fazendo um projeto fotográfico, onde eu tiro foto de 100 estranhos e queria que a senhora fosse a primeira.
- Ah, pode tirar.
- Sério? Posso mesmo? A senhora não se incomoda?
- Não, não, pode tirar. Meu nome é Natália, tenho 88 anos. Nasci no Natal, por isso o nome. (Isso enquanto eu tirava a foto, tanto que ela, apesar de sorrindo, tá de boca aberta.).

 Batemos mais um papo, eu agradeci mil e uma vezes e ela foi pagar os livros.
 Um arrependimento? Não ter pego nenhum contato dela.

 Pois é migus, me apego fácil. Se é idoso e gentil comigo ainda, sem or, eu paxono.
 Mas enfim, essa foi a minha primeira estranha que eu carrego com um imenso carinho no coração e desejando tudo de bom para ela, enquanto isso me preparo para os próximos e para pegar o contato deles se rolar um carinho especial, porque é nessas que a gente encontra um amigo e não pode deixar passar despercebido, ne?

 Sinto que vou aprender muito com esse projeto.

24 comentários:

  1. Que linda! Parabéns pela coragem e pelo projeto.
    Boa leitura Vovó Naty, mesmo que a senhora não veja esse post ;)

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada! E infelizmente ela não vai ver, acabei esquecendo de passar o link do blog pra ela ):

      Excluir
  2. queeee fofa vocês duas asudhusad
    eu tbm gosto de vósss (menos aquelas senhoras q dá p ver q são ruins de longe u.u)
    queria participar de um projeto, mas sou mt cabeça de vento :( ai nem dá hausdu
    beijão
    www.callmelari.com
    www.youtube.com/user/MeiLarii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AUHAUHAU obrigada Laris, geralmente eu gosto de quase todas, é raro eu não gostar de alguma <3 tenta fazer um projeto, boba!

      Excluir
  3. Assim, estou definitivamente sem palavras hahaha..
    Primeiro me apresentar, né?
    Sou Amanda Messias do Grupo #LEAF, vi que você entrou agora.. então, seja muito bem vinda e já avisou qe ganho uma leitora <3

    Mágico seu post, consegui sentir bem suas emoções e acho que esse projeto é fantástico, da pra aprender a se relacionar com qualquer pessoa, né?
    Em breve farei um post dizendo sobre o que eu acho do "amar um familiar é fácil. Você amaria um desconhecido?" irá englobar moradores de rua, doentes mentais, necessitados de todas as formas, animais, etc .Você me inspirou mais, obrigada :)


    Beijão
    Até mais!
    #LEAF
    http://amandamessias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que tudo, obrigada Amanda! To louca pra ver o que você vai colocar no seu post! Obrigada mesmo <3

      Excluir
  4. Caramba que fofa! Eu adorei. Queria ter coragem de realizar esse projeto!

    ResponderExcluir
  5. GENTYYYY DÁ ESSA VOVÓ AQUI DÁAAAA!!! Amei "so fluffyyyyy" hauhauahua
    Parabens Mari, projeto maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DO NÃO QUE ELA É MINHAAAAAAAAAAA! Obrigada Mô <3

      Excluir
  6. Que fofa, você e a Natália, pena você não ter pego o contato dela, logo que comecei a ler a história pensei nisso se você teria algum contato futuro, por que você não faz um cartãozinho de sulfite mesmo explicando o projeto de um lado e o link da sua tag do projeto no outro e vai entregando aos estranhos, leva sempre uns 5 na bolsa, assim mesmo que você não pegue o contato se eles quiserem podem entrar em contato com você depois!
    Eve #LEAF http://evieresenhando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu pensei nisso antes de começar, mas acabei não fazendo e quando fui pensei "puts, deveria ter feito" ): mas obrigada pela dica Evie!

      Excluir
  7. HUEAHUAUHEUHAEHUEAUHAEHUHAEUEAH Mano Mari eu não teria coragem de fazer esse projeto, sei lá, sou meio porra loca mas tenho vergonha as vezes :(

    Hahahaha e que fofa ela, gente ♥
    Adorei o projeto, sério, quero acompanhar hein!
    Beijos www.lalonita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AUHAUAHUAH aah, você me falando que tem vergonha? Sei hahahaha tenta Tami, é maravilhoso <3

      E obrigada!!!

      Excluir
  8. Adorei a ideia do projeto! kkk
    Não acho que já tenha comentado aqui, então: oii, Maria Luísa prazer kkk pode me chamar como preferir.. adoro o blog e os projetos são muito legais!!
    Apaixonei pela vovó Nat kkk
    Beijos, boa sorte no projeto e continue com os ótimos posts!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu!! Eu também apaixoneeei nela hahaha <3

      Excluir
  9. Gente, que amoooorrr!
    Adoro a terceira idade, que pena só ter o nome dela Mari. Mas a ideia do cartão é irada, faça! hahaha E esse projeto é um dos mais legais e dificeis que já vi, dorei <3
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Laurinha, fiquei hiper triste por não ter pego contato dela. Exatamente, é um desafio mesmo, tô adorando e ansiosa pelos próximos haha

      Excluir
  10. Adorei o relato e o projeto, super legal! E essa senhora foi realmente um achado!!! Super fofa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Flavinha! Sim, ela é um amor em pessoa!

      Excluir
  11. Uma pena você não ter pego nenhum contato dela, poderia pelo menos passar o blog para ela ver o texto . Gostei muito do projeto! Fiquei com vontade de participar, mas sou muito tímida para isso :( Quero ver os outros 99 ♥
    Beijos
    everyday--things.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem fala, sentimentos eternos por não ter passado o blog pra ele ):
      Ah, eu também sou tímida, mas vale a pena, sério! É muito bom!

      Excluir