sábado, 11 de maio de 2013

Autobiografia rápida sobre a profissão

 Não, não é a minha autobiografia. É dessa gata aqui ó:


 Já já vou falar pra vocês quem é ela, mas antes, eu quero mostrar o lado profissional dela. A pedi para fazer uma autobiografia de como foi se tornar o que é hoje profissionalmente pra um trabalho, mas acabei nem tendo tempo de usar. Acho que ela merece ter isso divulgado em todas as redes sociais, porque ela é uma profissional exemplar e eu NUNCA vi nenhuma professor como ela. Vou deixar ela contar:

 "Meu nome é Rita de Cássia Ferrari. Desde criança, já sonhava em ser professora. Brincava de dar aulinha pra minha mãe e irmãs, dei catequese... Mas meu pai, que era professor, não aceitava minha decisão, pois segundo ele, era uma profissão ingrata financeiramente e desgastante.
 Mas, como todo adolescente, não deixei me levar pelas opiniões de meu pai e cursei Habilitação ao Magistério, terminando em dezembro de 1983.
 Iniciei ao mercado de trabalho de uma forma inusitada. Na ocasião, eu morava numa fazenda na Bahia e o dono queria que seus empregados e filhos, aprendessem pelo menos a leitura e escrita mecânica. Montou uma sala, comprou materiais e no decorrer de 1984, alfabetizei 42 alunos, sem vínculo empregatício, recebendo meio salário mínimo, este pago pelo dono da fazenda. Foi uma experiência incrível, eu totalmente imatura, aprendi na prática o que havia recebido teoricamente no curso sem auxílio de pedagogos e outros.
 Somente em fevereiro de 1986 foi que realmente entrei no mercado, com carteira assinada e meus direitos garantidos, na Prefeitura Municipal da Serra. Nessa época a carga horária semanal do professor era de 25h, e o pagamento equivalia a três salários mínimos do ano referente. Hoje o piso salarial do professor MAPA que está iniciando não chega a 2 salários, devido a defasagem que a cada ano só vai crescendo. Mas não me arrependo, pois faço o que gosto.
 Em relação ao crescimento profissional, após a Habilitação ao Magistério, cursei o quarto ano com ênfase em Ciências Biológicas. Mais tarde, cursei pedagogia com especialização em Supervisão Escolar. Finalmente fiz a Pós-Graduação em Educação Infantil. Isso sem contar as formações e capacitações que anualmente faço, pois é essencial para o crescimento do professor. Ficar estagnado jamais!!!"

 Ela é um exemplo, porque mesmo depois de quase 30 anos de serviço continua buscando aprender, continua amando o que faz. E é com todo orgulho do MUNDO que digo que ela é minha mãe
 Mamãe, eu sei que a senhora vai ler isso, e deve estar quase chorando agora, então quero que fique claro que não é porque não vou ser professora que não valorizo o seu trabalho. Nunca tive um professor que se mata para educar seus alunos, que não se importa de pôr a mão no bolso pra comprar materiais pra quem não tem condição. Que se for preciso traz pra casa e acolhe. Nunca tive e provavelmente nunca vou ter. Por isso, mamãe, queria dizer que a senhora é única e que a senhora sim, merece o respeito, porque faz de tudo pra não só educar, mas deixar feliz seus alunos. Tenho certeza que essas crianças que a senhora alfabetiza todo santo ano, vão te levar na memória pra sempre, porque um professor que a gente considera quase mãe, não tem em toda sala de aula. Como a senhora diz, o dia das mães é todo dia, portanto, hoje, dia 11 de maio, pleno sábado, eu digo: FELIZ DIA DAS MÃES MAMÃE!!! 

PS: gente, eu precisava fazer isso, minha mãe tem que escrever um livro com as experiências dela. Acho que vou até abrir uma tag pra ela falar das artemanhas dela como professora e criança levada que foi kkkk
PS2: NÃO ME BATAM, não to postando porque to mega sem tempo, fim de trimestre, trabalho, curso, to perdendo os cabelos. 
PS3: My birthday is coming. HA, dia 15 de maio. Quero presente! Quer me dar algum? Entra em contato: nana.ferrari@hotmail.com <3
PS4: Já curtiu a fan page do broguis? Clica aqui e curta. E aproveita e participa do sorteio também que é só até dia 30.
PS5: As fofas que estão do lado dela na foto é a perfeita da minha avó e minha tia.
PS6: really, parei. Fiquem com Deus <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário